quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Programa apoio ao saber

PROGRAMA APOIO AO SABER: AVALIAÇÃO DO KIT DE LIVROS
ORIENTAÇÕES AO DIRETOR
Incentivar a leitura é um dos principais objetivos do Programa Apoio ao Saber, que oferece, anualmente, três livros de literatura para cada aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio levar para sua casa. Desse modo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP e a escola estão exercendo o papel de dar acesso à leitura a toda comunidade que inclui também pais, irmãos e amigos.
Neste momento, a SEE/SP precisa da colaboração de cada gestor de escola para iniciar o processo de aplicação on-line do questionário de avaliação destinado aos alunos a fim de conhecer as suas opiniões sobre o Programa Apoio ao Saber.
Devido à importância da atividade, contamos com o seu empenho no sentido de motivar os alunos a responderem ao questionário, no período de 17 de novembro a 19 de dezembro de 2014.
Para subsidiar o seu trabalho junto aos seus alunos fornecemos as informações principais sobre a aplicação do questionário de avaliação e, também, sugerimos algumas estratégias para divulgá-la na escola. Além das informações aqui prestadas, caso permaneça alguma dúvida, procure o Professor Coordenador de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico na sua Diretoria de Ensino.
A – Informações principais sobre a aplicação do questionário de avaliação
Objetivo da avaliação
O principal objetivo dessa avaliação consiste em coletar informações junto aos alunos para conhecer a sua opinião sobre o Programa Apoio ao Saber e, portanto, melhor fundamentar as futuras escolhas da SEE/SP voltadas para o incentivo à leitura e a formação de leitores.
Período de aplicação do questionário
De 17 de novembro a 19 de dezembro de 2014.
Alunos que responderão ao questionário
Alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do EJA do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. As informações prestadas são sigilosas e não haverá divulgação de dados individuais dessa avaliação.
Características do questionário
O questionário foi elaborado para preenchimento on-line. Ele é composto de questões fechadas de múltipla escolha. Cada aluno da avaliação deverá responder questões sobre os livros de literatura do Programa do Programa Apoio ao Saber que recebeu até 2013 e que leu, quais outras pessoas de sua casa leram os livros, o tipo de leitura que mais gosta, além de atribuir uma nota a cada livro.
Site que disponibiliza o questionário e vídeo
No portal da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no endereço www.educacao.sp.gov.br, clicar na tela “Pesquisa sobre o Programa Apoio ao Saber”, por meio do qual o aluno acessa a página de apresentação que contém as orientações gerais da avaliação e dois links: o vídeo explicativo sobre o que a SEE/SP pretende com essa avaliação e o questionário. Esse vídeo é de acesso ao público em geral.
Acesso ao Sistema
O acesso ao questionário é restrito aos alunos dos anos e séries pesquisados. Para acessar o questionário é necessário que o aluno tenha o número completo do RA – Registro do Aluno. Caso o aluno não tenha o número do seu RA, a escola deverá informá-lo.
Local para responder ao questionário
O aluno pode responder ao questionário em qualquer computador conectado à Internet e o sistema permanecerá on-line 24 horas por dia, no período reservado a realização da pesquisa.
B - Estratégias de divulgação da aplicação do questionário de avaliação
Considerando a singularidade de cada escola sugerimos ao seu gestor as seguintes ações:
Com os professores
 Reúna, na ATPC, os professores para apresentar as características sobre a aplicação do questionário, esclarecendo o objetivo do trabalho e a importância da participação dos alunos. Solicite, quando for possível, a divulgação da aplicação em sala de aula.
Com o Professor Coordenador
 Organize, em conjunto com o professor coordenador, os ambientes de informática existentes na escola, como, por exemplo, a sala do Acessa Escola, para que os alunos respondam ao questionário.
Com os Alunos dos anos/séries pesquisados
 Visite cada sala de aula dos anos/séries envolvidas nessa pesquisa e divulgue as características da avaliação, informando aos alunos o objetivo, o prazo, a importância e outros aspectos da pesquisa. Informe também sobre a existência do vídeo, localizado no portal da SEE/SP, que explica com mais detalhes a avaliação. Chame a atenção para o modo de acesso ao questionário, certificando se os alunos sabem o número do seu “RA”. As Telas 1 e 2, anexas, explicam como o aluno deverá fazer o seu login para ter acesso ao questionário.
 Procure motivar os alunos a responder o questionário e, quando for o caso, coloque à disposição dos mesmos a sala de informática da escola para essa finalidade. Responder a este questionário é a oportunidade de participar e ajudar a escolher melhor os livros de literatura.
 Entre em contato com os alunos, no decorrer da avaliação, para saber se eles estão respondendo ou já finalizaram as suas respostas no questionário.
Na Escola
 Afixe, se possível, em local de grande circulação da escola as informações gerais sobre a aplicação do questionário. Sugerimos o uso da Apresentação, conforme figura a seguir disponibilizada.
Tela 1
Tela 2
Apoio ao Saber SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SEE FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FDE AVALIAÇÃO DO KIT DE LIVROS
Endereço da Secretaria da Educação: www.educacao.sp.gov.br
APRESENTAÇÃO
Caro (a) Aluno (a)
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo solicita a sua participação na avaliação do Programa Apoio ao Saber que tem como finalidade incentivar a leitura e favorecer a formação de leitores. Esse Programa entrega, anualmente, um Kit contendo três livros de literatura para cada aluno levar para a sua casa.
A Secretaria da Educação precisa da sua colaboração para melhorar ainda mais o Programa Apoio ao Saber e para isso elaborou um questionário para conhecer sua opinião sobre o Programa. Por favor, leia as perguntas do questionário com atenção e responda assinalando a alternativa que melhor representa sua opinião. Suas respostas não serão identificadas e serão mantidas em sigilo.
Se você é aluno do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio ou estudante do Ensino de Jovens e Adultos – EJA de Ensino Fundamental II e Ensino Médio não deixe de participar respondendo ao questionário.
Orientações Gerais
 Para responder o questionário você precisa ter uma senha de acesso. Digite o nº do seu RA – Registro do Aluno, sem o dígito. Caso você não se lembre, solicite o número do RA na Secretaria da sua Escola.
 Após digitar o número do seu RA, crie a sua senha de acesso e, em seguida, responda ao questionário.
 Você poderá acessar o questionário de qualquer computador conectado à internet e o sistema permanecerá on-line 24 horas por dia, no período de 17 de novembro a 19 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário