quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OFICINA – IP-PUC/SÃO PAULO - GRÁTIS



Leitura, escrita em diálogo: o texto argumentativo no Ensino Médio

Iniciativa do NEELP (Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa) Madre Olívia - IP-PUC-SP

Professores Responsáveis:
- Fátima Aparecida Sousa (Dra. em Língua Portuguesa)
- Giovana Flávia de Oliveira (Doutoranda em Língua Portuguesa)
- Luciana Mirábile (Doutoranda em Língua Portuguesa)
- Sílvia Albert Bachur (Doutoranda em Língua Portuguesa)
- Valter Zotto Andrade (Doutorando em Língua Portuguesa)

Título da Oficina:
Leitura, escrita em diálogo: o texto argumentativo no Ensino Médio

Objetivos:
a) refletir sobre as relações entre leitura e produção textual no Ensino Médio;
b) sistematizar aspectos da Linguística Textual (LT)  que subsidiem a prática do professor de Língua Portuguesa quanto ao trabalho com leitura e produção de textos argumentativos;
c) desenvolver propostas de atividades que possam auxiliar o professor no encaminhamento da produção escrita.

Público-alvo:
Professores do Ensino Médio interessados nos estudos do Texto Argumentativo.

Metodologia:
A Oficina divide-se em duas partes:
- apresentação de aspectos teóricos referentes à Linguística Textual e à Argumentação (conceitos, propostas metodológicas);
- elaboração de proposta de atividade que envolva leitura, escrita e produção de sentido a partir dos aspectos teóricos abordados na Oficina.


Programa:
As atividades contemplam os seguintes tópicos:
1. Leitura, escrita e sentido: aspectos cognitivos sociointeracionais da argumentação.
2. Gêneros e tipos textuais no Ensino Médio.
3. Sequências argumentativas.
4. Textos argumentativos: uma proposta de aplicação.

Vinculação:

Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP).

Coordenação: Profª Drª Sueli Cristina Marquesi.

Data e horário:
06 de dezembro de 2014, das 09 às 13h.

Local: a confirmar

Inscrições: IP - PUC/SP
Informações por telefone: 3862-7640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário